As plantas são utilizadas há séculos no tratamento dos cabelos. Quem nunca ouviu a receita da vovó de passar babosa no cabelo do bebê para os fios crescerem mais rápido, a sugestão de uma tia para usar mamona e evitar a queda de cabelo ou ouviu a história do amigo desesperado que já tentou de tudo e mais um pouco para não ficar careca e achou a solução nas ervas naturais.

Pois é! A sabedoria popular sobre os benefícios das plantas para os cabelos não é lorota não. Há plantas e ervas que deixam os cabelos bonitos, com a oleosidade controlada e até podem auxiliar no crescimento dos fios.

Listamos 10 plantas que podem te ajudar no cuidado com os cabelos.

Babosa

Parece receita da vovó, mas não é! Acredite: essa poderosa planta é uma grande aliada da beleza dos cabelos. Seja utilizada naturalmente ou misturada com outros ingredientes e produtos, a babosa é uma das plantas mais famosas para os cuidados dos fios capilares.

A planta da saúde e beleza traz benefícios muito além da estética. As vantagens produzidas por ela são inúmeras. A babosa acelera o processo de cicatrização da pele, além de oferecer uma das hidratações mais eficientes para o cabelo. Bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os fios, evitando ainda queda e definindo cachos, deixando o cabelo com muito viço e brilho.

Com dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, a babosa tem ainda mais de vinte minerais.

Como usar:
1 folha de babosa
100 ml de água
Liquidificador
Touca plástica

Lave bem os cabelos com shampoo. Corte a babosa ao meio e com uma colher retire todo o miolo (aquela parte transparente). Coloque o miolo dentro do liquidificador e bata com água. Separe varias mechas do cabelo, aplique a mistura de babosa com água com a ajuda de um pincel de pintar cabelo (ou com as mãos mesmo). Massageie bem e faça isso em todo o cabelo. Coloque uma touca e deixe agir por 35 minutos. Em seguida enxague todo o cabelo retirando toda a babosa. Passe condicionador até as pontas sempre massageando e enxague. Deixe secar naturalmente, ou seque com um sacador sempre passando um protetor térmico antes.

Alecrim

Uma das plantas medicinais mais antigas que existem, o alecrim traz vários benefícios à saúde, especialmente para o cabelo. É uma erva aliada para quem quer combater a queda, regenerar os fios, tratar a oleosidade excessiva e a caspa.

Estimulante da circulação sanguínea, o alecrim auxilia no crescimento dos fios. Também pode ser usado para tratar excesso de oleosidade na raiz, agindo como adstringente e anti-inflamatório.
O alecrim também está no topo das plantas mais ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres que, quando em excesso nos cabelos, podem causar um desequilíbrio nas funções celulares e gerar danos sérios, como a ausência de brilho e força, deixando os fios ressecados e enfraquecidos.

Como usar:
O chá de alecrim deve ser usado apenas no couro cabeludo. Após preparar o chá, aplique com a mão ou com algodão. Não se deve aplicar o chá quente, é melhor frio ou até gelado. O chá pode ser aplicado tanto no cabelo molhado quanto seco. A sugestão é que o couro cabeludo esteja limpo. Não existe um tempo máximo para deixar a mistura agir. É possível deixar de um dia para o outro, desde que a pessoa não tenha uma reação alérgica ao chá. O indicado é que se faça o uso de acordo com a necessidade, podendo usar de uma a três vezes por semana.

Mamona

Você sabia que óleo de mamona no cabelo pode ajudar a ter fios mais longos e com mais rapidez?

O fruto da mamona é uma cápsula pequena coberta por espinhos flexíveis que guardam as sementes. Da semente é extraído o óleo de rícino ou óleo de mamona, muito utilizado para o crescimento capilar.

Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar. Massagear esse óleo no couro cabeludo pode estimular o crescimento extra de pelos.

A capacidade de ajudar a prevenir e reparar pontas duplas é outro dos seus grandes benefícios. Basta aplicar algumas gotas de óleo diretamente nas pontas dos fios. A mamona também ajuda a restaurar a saúde do cabelo e torná-lo menos quebradiço.

Como usar:

Hidratação para os fios:
1 pote de iogurte natural + 1 colher (sopa) do óleo de rícino. Aplicar nos cabelos lavados e ainda úmidos e deixar agir por 20 minutos. Enxaguar em seguida.

Crescer os cabelos:
Aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo e massagear. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Hortelã-Pimenta

A hortelã é uma planta que traz muitos benefícios para a raiz, além de ajudar no crescimento dos cabelos. Ela higieniza a raiz sem agredir e estimula os folículos capilares. Tem ação antisséptica, antiviral, bactericida e alivia coceiras e irritações mantendo a raiz saudável, o que é essencial para o crescimento dos fios.

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo. O tratamento pode ser administrado de várias maneiras. Chá de hortelã é a forma mais comum, embora só seja eficaz se você estiver usando hortelã fresca, não-processada. Também existem comprimidos de extrato de hortelã.

Como usar:
Para fazer o tônico de hortelã você vai precisar de algumas folhas de hortelã e de água. Pode usar os sachês de chá vendidos nos mercados.

Ferva a água até cobrir as folhas. Despeje essa água quente no recipiente onde está as folhas. Tampe e deixe esfriar. Duas horas depois você já pode usar. É bom transferir para um frasco com borrifador ou com bico dosador, porque fica mais fácil de aplicar.

Com o seu cabelo do jeito que está, aplique o tônico de hortelã por todo couro cabeludo. Massageie e deixe agindo cerca de 30 minutos a 1 hora. Depois disso, lave o cabelo normalmente.

Gengibre

Essa famosa raiz tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. Mas o que talvez você não saiba é que o gengibre é bom para o cabelo também.

As propriedades anti-inflamatórias e antissépticas do gengibre ajudam na circulação sanguínea do couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável dos fios.

As propriedades desse vegetal trazem, ainda, outros benefícios para a estrutura capilar: o gengibre é um ótimo aliado no combate da caspa, da queda e ajuda a fortalecer os fios e dar volume.

Quanto ao crescimento dos fios, não há milagres. Ele é, sim, estimulado, mas dentro da média normal que o cabelo cresce por mês. No entanto, por ter óleos essenciais, o gengibre pode prevenir a quebra.

Como usar:
Adicione 250 ml de água, 1 rodela de gengibre e 2 galhos de alecrim em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Então, acrescente o suco de 1 limão e deixe esfriar. Adicione essa mistura em um borrifador e aplique no couro cabeludo, deixando agir durante 30 minutos.

Urtiga

A urtiga é excelente para reforçar os cabelos e acelerar seu crescimento. Rica em silício natural e em diversos sais naturais, ela remineraliza profundamente o cabelo, permitindo o retorno do brilho, da luminosidade e da leveza.

Sua riqueza em sais minerais ajuda a reativar a microcirculação do couro cabeludo, acelerando o crescimento e dando força para o cabelo.
Também é recomendada para limpar o couro cabeludo e as impurezas dos fios, diminuindo as caspas.

Embora não exista um produto milagroso para combater a calvície, a urtiga é um estimulante do couro cabeludo e das raízes e pode diminuir a queda, tonificando o couro cabeludo e mantendo uma cabeleira bem volumosa.

Como usar:
Para aproveitar os benefícios desta planta, você pode preparar um chá. Para isso, reúna uma boa quantidade de folhas de urtiga fresca. Depois, coloque-as numa panela para ferver com 200 ml de água. Quando a água começar a ferver, adicione as folhas e abaixe o fogo. Espera 5 minutos e desligue o fogo. Você pode beber esta infusão ou aplicá-la no cabelo depois de tê-lo lavado com o seu xampu habitual. Repita este procedimento com frequência e, pouco a pouco, você verá os resultados.

Lavanda

Popular pelos efeitos relaxantes, essa flor também age na raiz, livrando-a de bactérias, parasitas, fungos e qualquer coisa que entre no caminho de um crescimento saudável. A lavanda age na base dos fios, removendo as impurezas que podem estar alojadas na superfície. Também combate fungos, bactérias e parasitas. Com essa poderosa limpeza, os fios podem crescer com mais saúde, força e beleza.

Como usar:
Misture várias gotas de óleo de lavanda em 3 colheres de sopa de óleo carreador, como azeite ou óleo de coco derretido. Em seguida, aplique diretamente no couro cabeludo. Deixe agir por pelo menos 10 minutos antes de lavá-lo e lavar o cabelo normalmente.

Ginkgo Biloba

Utilizada há muitos séculos pela medicina tradicional chinesa, as folhas dessa árvore, que pode chegar a 40 metros de altura, são muito indicadas para vários problemas de saúde.

Também conhecido por seus benefícios ao coração, o Ginkgo Biloba age principalmente na circulação e é por isso que também é excelente para combater a queda de cabelos.

Ao aumentar a circulação sanguínea na área do couro cabeludo, possibilita a chegada de nutrientes fundamentais para o crescimento e manutenção do cabelo, como a biotina e o ferro.

Manjericão

Conhecido pelo amplo uso culinário, o ocimum basilicum, o nosso manjericão, é uma erva maravilhosa e perfumada, que além de estimular o paladar e outros sentidos, também dá uma forcinha para os folículos capilares, estimulando a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento dos fios. Rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam distúrbios no couro cabeludo, tais como caspa, eczema e psoríase. Também é uma ótima fonte de brilho para os fios opacos.

Os óleos essenciais contêm os mesmos compostos que as folhas e trazem uma ampla variedade de benefícios. O óleo de manjericão tem propriedades estimulantes e pode ser aplicado topicamente para aumentar o fluxo sanguíneo e consequentemente acelerar o crescimento do cabelo.

Como usar:
Coloque 3-4 colheres de sopa da erva seca escolhida (sálvia ou manjericão) e 3 xícaras de água em uma vasilha e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 15 minutos, desligue e deixe esfriar. Use como último enxágue, certifique-se de aplicar bem em todo o couro cabeludo.

Jaborandi

O jaborandi é rico em pilocarpina, substância que fortalece os cabelos, evitando a queda, estimulando o crescimento dos fios e recuperando a textura capilar. O chá da planta também é muito utilizado, podendo ser aplicado diretamente nos fios e no couro cabeludo. Os benefícios mais conhecidos da planta são a redução da queda de cabelo e o combate a caspa, mas o jaborandi também estimula o crescimento dos fios, age como emoliente (auxilia na hidratação dos fios, tornando-os mais bonitos e sedosos) e tem ação umectante (retém água nos fios, mantendo-os hidratados).

Como usar:
Em um recipiente, coloque as folhas com a água e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar bem. Com os cabelos ainda secos, aplique o chá capilar (em temperatura morna ou fria), no comprimento, nas pontas e no couro cabeludo; Massageie bem os fios e o couro cabeludo para que a solução penetre bem. Após isso, coloque a touca e espere 40 minutos para o produto agir. Por fim, lave com shampoo e condicionador.

Procure um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento capilar.