No post de hoje você vai conferir os cuidados para tratar a raíz dos seus cabelos. Você já deve ter ouvido e até recomendado a alguém “cortar o mal pela raiz”. De fato, eliminar algo antes que se torne um problema é o ideal. A máxima se aplica também aos cabelos. É no couro cabeludo que os cuidados e a atenção devem começar. Manter os cabelos sempre limpos e uma raiz saudável é o primeiro e mais importante passo para garantir que o cabelo fique bonito e sedoso, com movimento e volume.

Quando não é bem tratada, a raiz manifesta demonstra sinais aparentes. Queda e caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação são sintomas comuns de uma raiz com problemas.

Quais os cuidados para tratar a raíz dos seus cabelos?

Alisamento

Cuidados para tratar a raíz

Alisamentos são vilões para o couro cabeludo. Somente um profissional especializado na área pode realizar o alisamento a partir da raiz do cabelo, exceto em tratamentos com produtos específicos, e mesmo assim, com muito cuidado. O ideal é preservar a raiz. Ao invés de alisar, que tal usar uma chapinha com infravermelho?

Higienização

Raiz saudável é inimiga de cabelo sujo. Deve-se lavar regularmente um cabelo normal, diariamente os oleosos, e três vezes por semana os secos, sempre com um bom xampu e massagens com as pontas dos dedos no couro cabeludo.

Produtos

Cuidados para tratar a raíz

A dica é optar por produtos específicos para tratamentos de couro cabeludo ou de raiz, como anti-queda, fortificante ou esfoliante, e nos que promovem limpeza profunda do couro cabeludo. Consulte sempre as instruções de uso do rótulo. Por isso, lembre-se sempre de usar um protetor térmico antes de utilizar qualquer produto que emita calor. Saiba tudo sobre os protetores térmicos clicando aqui.

O que não passar

Cuidados para tratar a raíz

Produtos carregados de matéria-prima gordurosa devem ser aplicados do comprimento às pontas para não dar oleosidade ao couro cabeludo. Assim como também leave-in, gloss e sérum.

Procure um médico

Problemas na raiz costumam se manifestar de várias maneiras. Queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação são algumas das mais comuns. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a região.

Cuidados Especiais

Finalmente, na hora de tratar a região, leve em consideração alguns pontos. Evite água quente na hora do banho, que além de danificar a fibra capilar pode aumentar a produção de oleosidade do couro cabeludo. Além disso, não deixe acumular produtos na raiz, para não entupir os poros e prejudicar a vitalidade do cabelo. Lave abundantemente os fios até que todos os produtos aplicados sejam removidos.