Você já deve ter ouvido e até recomendado a alguém “cortar o mal pela raiz”. De fato, eliminar algo antes que se torne um problema é o ideal. A máxima se aplica também aos cabelos. É no couro cabeludo que os cuidados e a atenção devem começar. Para ter um cabelo bonito e sedoso, com movimento e volume, o primeiro e mais importante passo é ter os cabelos sempre limpos e uma raiz saudável

Quando não é bem tratada, a raiz demonstra rapidamente alguns sinais. Queda e caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação são sintomas comuns de uma raiz com problemas.

Quais os cuidados que devem ser tomados com a raiz do cabelo?

Alisamento

Alisamentos são vilões para o couro cabeludo. Exceto em tratamentos com produtos específicos, somente a coloração pode ser aplicada na raiz do cabelo e, ainda assim, com muito cuidado e por um profissional especializado na área. O ideal é que a raiz seja preservada.

Higienização

Raiz saudável é inimiga de cabelo sujo. Um cabelo normal deve ser lavado regularmente, os oleosos diariamente, e os secos três vezes por semana. Todos com um bom xampu e massagens com as pontas dos dedos no couro cabeludo.

Produtos

A dica é optar por produtos específicos para tratamentos de couro cabeludo ou de raiz, como anti-queda, fortificante ou esfoliante, e nos que promovem limpeza profunda do couro cabeludo. Consulte sempre as instruções de uso do rótulo.

O que não passar

Produtos carregados de matéria-prima gordurosa devem ser aplicados do comprimento às pontas para não dar oleosidade ao couro cabeludo. Assim como também leave-in, gloss e sérum.

Procure um médico

Problemas na raiz costumam se manifestar de várias maneiras. Queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação são algumas das mais comuns. O ideal é procurar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a região.

Cuidados Especiais

Na hora de tratar a região, leve em consideração alguns pontos. Evite água quente na hora do banho, que além de danificar a fibra capilar pode aumentar a produção de oleosidade do couro cabeludo. Além disso, não deixe acumular produtos na raiz, para não entupir os poros e prejudicar a vitalidade do cabelo. Lave abundantemente os fios até que todos os produtos aplicados sejam removidos.