Não é papo-furado: os cuidados com o cabelo mudam a cada estação, acompanhando as diferentes condições climáticas ao longo do ano. Quando cai a temperatura, o grande vilão é a água quente. A água quente prejudica os fios e o couro cabeludo. Nesse clima extremo, o cabelo pode cair mais facilmente, além de ficar opaco e sem vida. Para evitar que isso aconteça, a Segredo Dela preparou 9 dicas de como cuidar do seu cabelo no inverno.
Lave os cabelos
Um erro que muitas pessoas cometem, especialmente em dias mais frios, é deixar de lavar os fios com a devida frequência. Os fios sujos tendem a cair mais facilmente e a ficar menos brilhosos e saudáveis.
O ideal é manter a lavagem de acordo com o seu tipo de cabelo: se eles forem oleosos, o recomendado é lavar todos os dias. Já se forem secos, é interessante fazer a higienização cerca de três vezes por semana.
Evite banhos muito quentes
Evitar banhos muito quente no inverno é a atitude mais inteligente para o bolso, pois o chuveiro é o maior vilão do consumo de energia, e para os cabelos, que sofrem demais com a água quente. Em dias mais frios, a tendência é deixar a água em uma temperatura elevada, mas fuja dessa tentação, pois isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo de uma forma excessiva.
A água quente também abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e a sedosidade. Se você não consegue deixar o chuveiro em uma temperatura mais amena, procure ao menos finalizar a limpeza com água fria, pois isso fechará as cutículas. Uma dica: enrole-se na toalha e enxague a cabeça com o chuveirinho. Dessa forma, você não sentirá tanto a friagem e ainda economizará energia.
Use condicionador
O condicionador é um grande amigo das madeixas nos dias frios, pois ele sela as cutículas e confere mais brilho e maciez. Toda vez que você lavar os cabelos, procure usar um produto adequado ao seu tipo de fio e seguir o tempo recomendado pelo fabricante e/ou profissional de sua confiança: dessa forma, as substâncias serão absorvidas com mais eficiência e poderão dar o efeito desejado.
Seque bem os fios
Secar bem os fios é outra dica importante de como cuidar dos cabelos no inverno. Nesses dias, sair com as suas madeixas molhadas ou úmidas é ainda menos aconselhável, pois em temperaturas baixas a evaporação é mais lenta e o couro cabeludo ficará encharcado por mais tempo.
Esse tipo de situação fragiliza os fios, deixa-os quebradiços e ainda favorece o surgimento de problemas como caspa, seborreia e até micoses.
Cuidado nos acessórios
Nos dias quentes de verão, um dos grandes inimigos da saúde capilar é o uso excessivo de bonés, que esquentam a região, aumentam a produção de suor e impedem sua evaporação.
Se você acha que nos dias frios de inverno esse problema não ocorre, está enganada. Nessa estação, o uso de toucas e gorros dispara e eles acabam causando problemas similares aos do boné: retêm umidade, esquentam o local e impedem a respiração adequada do couro cabeludo.
Se você não abre mão dessas peças, ao menos tome cuidado para que sejam suaves e confortáveis. Assim, você evita esses problemas e protege os fios, que podem ser danificados com acessórios que façam pressão ou apertem demais a cabeça.
Invista em uma hidratação intensa
No inverno, os cabelos também ficam ressecados, como a pele, e merecem um reforço na hidratação. Você deve hidratá-los semanalmente ou, no máximo, a cada quinze dias. Você pode fazer o tratamento para manter os fios macios e sedosos no salão ou em casa, contanto que use bons produtos e alguns cuidados básicos. Se você tem cabelos secos ou normais, aplique o creme ou óleo hidratante próximo da raiz. Se seus cabelos forem oleosos, é recomendável manter distância do couro cabeludo. Já a massagem, é a dica de ouro que vale para todos os tipos de cabelo. Capriche nos movimentos suaves e circulares no couro cabeludo e por todo o comprimento dos fios para que a hidratação produza o efeito desejado.
Alimente-se bem
Uma boa alimentação é fundamental para a saúde do corpo e dos cabelos também, e isso em qualquer época do ano. Por isso, mesmo no inverno, não deixe de comer frutas ricas em vitamina C que ajudam na produção de colágeno e estrutura dos fios, e procure fazer uma dieta bem equilibrada. Peixe, por exemplo, é rico em ômega 3, que evita a queda de cabelos; cenoura, tomate e espinafre têm bastante vitamina A, importante para o crescimento saudável dos fios, e feijão, ovo e fígado são ricos em ferro, que ajuda na oxigenação dos tecidos do couro cabeludo. Os frutos secos também não podem faltar. Amêndoa, amendoim e castanho do Pará são ricos em zinco, outro mineral importante para quem quer passar o inverno com os cabelos brilhantes e chegar na primavera com os fios perfeitos e fortes.
Cores quentes necessitam de cuidados especiais
É só o frio chegar e dá aquela vontade de escurecer o cabelo e adotar um tom mais quente de loiro, ruivo ou castanho. Saiba que eles também exigem cuidados, como os louros, dourados e acinzentados. Os produtos antioxidantes são os queridinhos da “estação frozen”, eles formam uma película protetora que deixam as cores ainda mais vivas e cheias de brilho, além de agir como proteção para as madeixas.
Use protetor solar
Não é porque os dias são frios que os raios solares não podem fazer um tremendo estrago nos seus cabelos, portanto, não deixe o protetor de lado. Se for sair no sol, não só a sua pele, mas também seus fios precisam de proteção.
Invista em produtos de qualidade que venham com filtro solar em sua composição. Lembre-se de passar a quantidade recomendada pelo fabricante, para que o excesso não acabe deixando o couro cabeludo abafado ou oleoso.
Essas são as melhores dicas para cuidar dos cabelos no inverno. Não deixe seus fios perderem a beleza: tome a atitude certa e fique mais linda nos dias frios!
E, se você ainda ficou com alguma dúvida ou se quer deixar uma sugestão, faça um comentário aqui no post.