Voltar aos cachos e crespos naturais depois de anos de química tem se tornado um movimento cada vez mais frequente entre as brasileiras. A transição capilar, como é conhecida, é todo processo de abandonar de vez os alisamentos e outras intervenções que danificam e ressecam os fios, e redescobrir a autoestima através das madeixas.

Por levar certo tempo, não estamos falando de uma transformação apenas estética, mas sim de uma mudança interna. O processo de transição capilar abrange desde o último dia de química até o big chop, que é quando toda ou quase toda parte do cabelo que está alisada é cortada.

O primeiro passo para aderir a essa transformação, é ter certeza dessa trajetória e muuuuita paciência. Colocado isso em mente, procure produtos que hidratem e realcem seu cabelo natural, focando sempre na nutrição e reparação dos fios.

Com o tempo, e crescimento do cabelo (sem química), é preciso investir em produtos específicos para manter as madeixas saudáveis. Protetores térmicos, leave-ins, máscaras de hidratação e tudo o que favoreça sua saúde capilar são bem-vindos. Afinal, essa é a parte mais desafiadora do processo; acompanhar as mudanças na textura e aparência do cabelo e reaprender a cuidar dos fios que são outros. 

Além dos produtos, pesquise penteados e outras táticas para não deixar as duas texturas de cabelo tão evidentes. Tranças, coques e penteados semi presos são as melhores apostas na hora de disfarçar e ainda assim se manter com estilo. A técnica do dedoliss e a fitagem, bastante conhecidas e bem fáceis de fazer, ajudam na finalização e texturização dos cabelos -isso sem contar os acessórios, como bigudinho, bobes e outros.

Quando chegar o grande dia, a hora do big chop, aposte em cortes que você sabe que vai gostar. Para as mais radicais e que entraram de cabeça na transição, uma dica é investir nos tapered haircuts, aqueles bem batidinhos que a nuca e laterais ficam bem curtas e o volume se concentra mais no topo da cabeça, ou nos short e long bob, que também eliminam boa parte da química mas mantêm um comprimento maior.

Mas sabemos que às vezes bate uma saudade de voltar no visual antigo, né? Para esses momentos, conte com a Segredo Dela também! Nossas escovas secadoras, chapinhas e secadores possuem alta tecnologia e cuidam do seu cabelo, deixando suas madeixas hidratadas e lisas sem o uso de química. Se você também ama versatilidade no look, venha conhecer nossos produtos e se apaixonar!