Você já deve ter tido a impressão que, quanto mais a gente espera que o cabelo cresça, mais ele demora ou fica estabilizado no ombro. Mas, você sabe dizer o porquê disso acontecer? Algumas pessoas acreditam que tem algo relacionado com as fases da Lua, e a explicação que encontramos é um pouco… diferente (haha!).  

Para responder e entender um pouco mais sobre o crescimento capilar, vamos te explicar como acontecem as três fases, anágena, catágena e telógena, no couro cabeludo. 

A primeira fase, de crescimento, é a principal e que dura em média entre dois a seis anos. O cabelo cresce por volta de 1 centímetro por mês, e, por conta dessa variação de tempo que dura a fase anágena em cada pessoa, o resultado do comprimento do cabelo é bastante diferente. Ou seja, enquanto algumas pessoas vão ter a fase anágena longa (por exemplo, que dure cinco ou seis anos), outras pessoas vão ter todo crescimento em dois anos.

Já a segunda fase, de transição, é quando o cabelo está “em repouso”. Ou seja, não vai crescer mais mas ainda está firme e forte na sua cabeça, só esperando o momento para cair. E, a fase da queda, é quando esse fio é desprendido do couro cabeludo.

Assim, o ciclo é encerrado e o folículo capilar fica inativo por volta de 3 meses. Depois desse período, todo processo se reinicia. Ou seja, se você sente que seu cabelo simplesmente não aumenta de comprimento, talvez, infelizmente, seja verdade. 

Por ser algo genético, não existe produto milagroso e nenhuma outra intervenção para que o cabelo natural cresça ainda mais. Soluções possíveis e bem conhecidas são os apliques, laces e outros acessórios.