Entender os tipos de fios e cuidados influência para deixar suas madeixas lindas e saudáveis!

Você sabia que existe um sistema que identifica os tipos de fios e cuidados? Liso, ondulado, cacheado e crespo são suas divisões. Mas, existe uma classificação dos fios de cabelos – Indo de 1A ao 4C.

Parece confuso?! Calma, vamos contar mais:

A divisão do dos fios é feita em grupos numéricos, de acordo com sua origem étnica: asiáticos, africanos e caucasiano

  • Tipo 1: cabelos lisos
  • Tipo 2: cabelos ondulados
  • Tipo 3: cabelos cacheados
  • Tipo 4: cabelos crespos

Além dessa divisão numérica, os fios são categorizados de acordo com a espessura, curvatura e movimento.

Tipos de fios e cuidados: LISOS

Primeiramente os cabelos lisos, os cabelos do Tipo 1 não apresentam curvas, e dessa forma, o que diferencia é a sua espessura.

Grupo 1A: considerado como o liso extremo, os fios não apresentam textura e ondulações. Por ser mais frágil, penteie-os com frequência, bem como, com uma boa escova que não repuxam e nem agridam os fios. Uma ótima escolha é a Escova Marinha da Segredo Dela!

Grupo 1B: fios mais grossos que o liso anterior, e da mesma forma, não apresentam ondulações. Com isso, o reconhechimento deste grupo é de cabelos volumosos e menos oleosos.

Grupo 1C: com os fios mais pesados que os dois lisos anteriores, são mais volumosos e mais resistentes. Com isso, o cabelo também é mais oleoso. Assim sendo, para manter suas madeixas mais bonitas e com oleosidade controlada, utilize um bom shampoo!

Tipo de fios - Subdivisão de cabelos lisos.

Tipos de fios e cuidados: ONDULADOS

Os cabelos do Tipo 2 são os ondulados, do mesmo modo, são fios com pequenas curvas, são versáteis e variam entre o liso e cacheado.

Grupo 2A: famoso liso que arma. Não possuindo uma ondulação definida quanto os próximos, cortes em camadas valorizam os fios dando movimento e volume. Além disso, não aguentam produtos muito pesados e são mais maleáveis nas finalizações.

Grupo 2B: possui um S mais definido na ondulação, e precisam de estímulos para as ondas surgirem. Por ser um pouco mais volumoso, apresentam mais frizz nos cabelos.

Grupo 2C: neste grupo, os fios têm a ondulação mais marcada. Mas, assim como os anteriores, a raiz é lisa (o que faz com que perca a modelagem ao longo do dia). Com isso, tendem a ser oleoso no couro cabeludo, mas com as pontas mais secas.

Tipos de fios - Subdivisão de cabelos ondulados.

CACHEADOS

Agora os cabelos mais volumosos, com a variação de cachos mais abertos ou mais fechados. Esta é a formação do Tipo 3.

Grupo 3A: esse tipo de fio os cachos são mais soltos e definidos. Dependendo da forma que é finalizado, parece um cabelo ondulado, fica mais volumoso, da mesma forma que um fio Tipo 2C.

Grupo 3B: cachos são mais bem definidos e mais fechados que o anterior, com a raiz mais ondulada. Por terem a tendência de serem mais ressecadas e com mais frizz, as pontas exigem mais cuidados como hidratação.

Grupo 3C: os fios são mais estreitos e parecem menores do que realmente são, por conta dos cachos que encolhem os fios. Possuem cachos bem definidos, desde a raiz.

Tipos de fios - Subdivisão de cabelos cacheados.

CRESPOS

Por fim, os cabelos crespos, os Tipo 4 são formados por cachos bem fechados, volumosos e definidos. Tendem a ser mais ressecados e com mais frizz.

Grupo 4A: os cachos são definidos e mais fechados, mesmo quando molhados, e pode ser considerado uma mistura de cachos e torções.

Grupo 4B: os fios não são mais tão definidos como os cachos anteriores. Apresenta um formato mais parecido em zigue-zague e são secos, sensíveis e extremamente fino.

Grupo 4C: possui muito volume e pouca definição dos cachos. Além disso, esse é o grupo mais acometido pelo fator encolhimento e com o cabelo mais volumoso de todos.

Tipos de fios - Subdivisão de cabelos crespos.

Tabelas mais novas de tipos de fios e cuidados, trazem o Tipo 5. Grupo, no qual, o fio é muito texturizado, não há cachos, mas um super volume!

E ai, você encontrou o seu Tipos De Fios e Cuidados? Independente de qual seja, os Produtos da Segredo Dela com certeza vão deixar você ainda mais linda e feliz com as suas madeixas! Afinal, possuímos uma linha completa de eletroportáteis, cosméticos e acessórios, com muitas opções para você alisar, modelar, criar ondas, definir os cachos e só secar.

Renove o seu visual sem gastar horas no salão, vem de Segredo Dela! 😉

Acesse o nosso Blog para mais dicas de beleza. Além disso, compartilhamos muitos segredos em nosso Instagram! Siga: @Segredodelaoficial.