A rotina de cuidados com a pele (skincare) ganhou bastante espaço nos últimos anos. Com o tempo e vendo o quanto é prazeroso praticar esse autocuidado, o “haircare”, ou os cuidados com os cabelos, vem sendo incluído no dia a dia das mulheres e homens que gostam de tirar um tempinho para si.

Para te ajudar – e incentivar – a ter mais tempo para você mesma(o), separamos algumas dicas de cuidados com as madeixas!

Começando pela lavagem: fuja da água quente!!! Essa dica serve tanto para cabelo quanto para a pele, e sempre vale a pena ressaltar a importância do banho com temperaturas mais amenas. Em dias de muito frio realmente fica difícil (sabemos como é!), mas, tirando essas exceções, opte por um banho com água fria ou ambiente. 

Assim, você evita o efeito rebote (produção excessiva de oleosidade) e ajuda a manter o cabelo mais brilhoso. 

Além da temperatura da água, preste atenção em como você lava os cabelos. O shampoo é para ser aplicado apenas no couro cabeludo, e o condicionador apenas na extensão e pontas do cabelo, nunca na raiz. 

A terceira dica é para evitar a famosa e amedrontadora queda! Que processos químicos e colorações muito intensas possam causar queda de cabelo você já deve saber. E não esqueça de também deixar de lado penteados que puxam muito a raiz. Se usados com muita frequência, favorecem (e muito) a queda de cabelo, podendo chegar a casos mais extremos como alopecia de tração, bastante comum em mulheres negras. 

Mas, além de danos externos, saiba como anda a sua alimentação. Para cabelos, unhas e pele saudáveis, consultar regularmente o médico para o acompanhamento dos exames de rotina é tão importante quanto todas as dicas anteriores.

E, por fim, utilize os produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Isso pode parecer simples até demais, mas saber o que funciona e o que não funciona para cada cabelo requer muita observação (e testes!).