Conhecer e fazer a hidratação certa para o seu cabelo traz inúmeros benefícios para os seus fios!

Os nossos cabelos, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, também precisam de atenção e cuidados frequentes. Cabelos bem hidratados, fortes e saudáveis muitas vezes são reflexo de um cronograma capilar adequado a cada tipo de cabelo, seguindo às necessidades específicas dos fios. Vamos te ajudar a identificar o seu tipo de fio, a fim de realizar a hidratação certa para o seu cabelo!

Ainda não existe fórmula mágica, mas o cronograma ajuda – e muuuuito! – a você entender mais sobre seu próprio cabelo e deixá-lo sempre lindo!

Etapas do cronograma capilar

Antes de se aprofundar nas especificidades de cada tipo de cabelo e identificar a hidratação certa para os seus fios, vamos entender rapidamente os outros tratamentos que compõem o cronograma capilar:

  • Hidratação: responsável por repor água e nutrientes nos fios.
  • Nutrição: responsável por repor lipídios (oleosidade natural) aos cabelos.
  • Reconstrução: responsável por efetuar a reposição de proteínas aos fios.

Essas, basicamente, são as três principais etapas que formam um cronograma capilar estruturado.

Hidratação: conhecendo o seu cabelo

E, na hidratação, o cuidado mais básico e conhecido do cronograma capilar, muitas pessoas acham que qualquer máscara será a ideal para o seu tipo de cabelo. Mas, como cada necessidade é única e diferente, os resultados muitas vezes não são como o esperado. Por isso, para você não errar mais, vamos explicar cada tipo de cabelo e o que eles precisam!

A hidratação certa para o seu cabelo

Cabelos normais e oleosos

É comum a crença de que o cabelo é oleoso por natureza e por isso deve ser lavado todos os dias. Mas ao contrário do que se imagina, essa lavagem diária estimula ainda mais a oleosidade. O ideal é alternar os dias de lavagem dos cabelos e seguir um roteiro de cuidados, como a escolha correta dos produtos e até mesmo uma boa alimentação (evitando alimentos gordurosos).

Iniciando pelos cuidados diários, o hábito de levar as mãos com frequência aos cabelos o deixa sujo e oleoso com mais rapidez. Prender e colocar boné ou chapéu impede que o ar circule, estimulando a oleosidade no couro cabeludo. O excesso de cosméticos também é um problema quando se trata de oleosidade. Por isso, além de enxaguar bem o cabelo, evite exagerar na hora de usar os cremes e máscaras.

Ainda assim, é muuuito importante hidratar os cabelos oleosos! Opte por máscaras mais suaves, com fórmulas mais leves. Máscaras com ativos como o chá verde, argila, e que foquem no detox capilar são ótimas opções para serem usadas uma vez na semana ou uma vez a cada 15 dias.

A hidratação certa para o seu cabelo

Cabelos secos e ressecados

Mais comum entre as cacheadas devido à estrutura do fio, os cabelos mais secos precisam de uma hidratação bem mais intensa do que os oleosos. Por isso, o tipo de máscara é o exato contrário da anterior, e deve ser bem mais densa e emoliente.

Só sendo mais pesada que a máscara consegue aprofundar na fibra capilar. Máscaras com ativos como o argan, queratina, abacate e macadâmia são algumas boas opções e devem ser utilizadas pelo menos uma vez na semana.

Cabelos danificados e com química

Para esse tipo de cabelo, o tratamento é muito similar aos com os cabelos ressecados. Máscaras com ativos como abacate, queratina e óleos de sementes num geral, que são as mais pesadas, são também, as melhores escolhas.

Dependendo do tipo de química, busque por produtos específicos de tratamento por coloração ou alisamento, mas sempre opte por máscaras mais densas e emolientes. Aqui, a hidratação pode ser feita até três vezes na semana, sendo recomendado pelo menos duas.

Lembrando que, por mais que hidratar os cabelos seja muito importante, também é necessários reconhecer e atender as outras necessidades do seu fio, seguindo o seu cronograma capilar. E nunca utilize as máscaras de hidratação na raiz do cabelo, pois elas são desenvolvidas somente para a extensão dos fios.

A hidratação certa para o seu cabelo
Kit de Hidratação e Nutrição – Segredo Dos Fios

Quer deixar seus cabelos mais sedosos, brilhantes e saudáveis com o cronograma capilar?

Então, comece conhecendo o nosso Kit de Hidratação e Nutrição – Segredo Dos Fios! Acompanhado de shampoo, bálsamo, máscara de hidratação e fluído protetor térmico, você cuida dos seus cabelos em apenas alguns passos. 

Desenvolvido para o uso cotidiano, os produtos do Kit de Hidratação e Nutrição – Segredo Dos Fios são capazes de reduzir a estática dos fios, proteger contra ressecamento da fibra capilar, promover a maleabilidade e diminuir o frizz. Além disso, os produtos do kit de tratamento ajudam a combater o envelhecimento da fibra capilar, sendo muito indicados para os cabelos ressecados e danificados.

Conheça mais sobre a linha Segredo Dos Fios e surpreenda-se com a diferença de um cabelo bem cuidado! Confira também, as vantagens de utilizar um protetor térmico no cuidado com os cabelos.